A rinite alérgica se caracteriza por uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas pelo organismo.
Essas substâncias são chamadas de alérgenos.
As pessoas alérgicas são aquelas que ao entrar em contato com determinadas partículas passam a produzir anticorpos contra elas, como se fossem agentes invasores nocivos, tipo vírus, bactérias, etc.
- Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo. Ao contrário, indica uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é hiper-reativa a determinadas substâncias que numa pessoa normal não despertam nenhuma resposta.
- Os sintomas de rinite podem ser diferentes de uma pessoa para outra, entre eles estão: espirros, coriza nasal, entupimento nasal, lacrimejamento e coceira nos olhos.
- Várias substâncias presentes no meio ambiente são alergênicas, mas predominam a poeira doméstica, o pólen e alguns alimentos.
Caso você apresente alguns dos sintomas com frequência, procure um Médico Pneumologista, só um profissional poderá te dar um diagnóstico preciso!
Os sintomas mais frequentes da asma são falta de ar, tosse seca, chiado e opressão no peito. Gripes e resfriados costumam agravá-los.
Um dos principais vilões dos asmáticos é o tabagismo. Portanto, se você sofre de asma ou com algum problema respiratório, pare de fumar e procure um pneumologista, sua qualidade de vida agradece.