A DPOC, também conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica está intimamente ligada ao tabagismo, e é um grupo de doenças pulmonares que obstruem o fluxo de ar tornando a respiração difícil.
A DPOC pode se agravar sem o tratamento adequado, comprometendo significativamente a qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a DPOC será a terceira principal causa de morte em 2020.
Os principais sintomas, são: Tosse constante; Produção de muito catarro, principalmente pela manhã; Falta de ar, que começa leve, somente ao realizar esforços, mas vai piorando aos poucos, até ficar mais grave e chegar ao ponto em que está presente mesmo quando parado; Chiado no peito, entre outros.
Além do tabagismo, a poluição domiciliar, como fumaça de lenha e querosene, exposição a poeiras e produtos químicos, doenças genéticas e infecções respiratórias recorrentes, são fatores de risco para o desenvolvimento de DPOC.
A gravidade da doença pode ser avaliada quanto ao grau de obstrução ao fluxo respiratório ou quanto à intensidade dos sintomas que o indivíduo apresenta. Porém, para uma avaliação exata faz-se necessário procurar um profissional capacitado. Na dúvida, procure um pneumologista!