Você já deve ter ouvido falar em tabagismo passivo ou fumante passivo, correto? Pessoas que não fumam, mas estão expostas a fumaça do cigarro ou outros produtos derivados do tabaco, como, por exemplo, charuto e cachimbo estão propensas a adquirirem doenças decorrentes do tabaco.
• Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer de pulmão e doenças cardiovaculares são algumas das doenças que um fumante passivo corre o risco de adquirir, essas pessoas sofrem riscos semelhantes ao de um fumante.
• O cigarro, após apagado, continua trazendo males, isso porque a fumaça que fica no ambiente tem agentes tóxicos e esses resíduos tóxicos se fixam nas paredes, móveis, roupas e cabelo. Uma pessoa que respira nesse tipo de ambiente está sujeita a problemas respiratórios, risco de câncer de pulmão, bexiga, infarto e elevação da pressão arterial, por exemplo.
• É necessário a concientização e atenção da sociedade para esse problema. O fumo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo e a fumaça do cigarro, o principal agente poluidor de ambientes fechados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
• Na dúvida procure um pneumologista, esse profissional ajudará você.